Waterman Pure White Collection


A Waterman lançou, este ano, a colecção Pure White, baseada na tendência crescente de utilização de objectos e acessórios brancos, particularmente visível em automóveis de luxo. 

Esta colecção é constituída por quatro canetas, revestidas de laca branca, de modelos já existentes na marca. As canetas são: Carène Contemporary Branco e Carvão, Prespective Branco, Expert Deluxe Branco e Hémisphère Laca Branca. Todas elas estão disponíveis em caneta de tinta permanente, rollerball e esferográfica e a Hémisphère Laca Branca também em lapiseira.




Objectos de escrita nacionais - Viarco

Nos primeiros anos do século XX iniciou-se a produção de lápis em Portugal. A primeira fábrica, propriedade de Figueiredo Faria e do seu sócio Jules Cacheux foi construída em Vila do Conde. Esta unidade de produção, que viria a ser conhecida por Portugália, viu a sua actividade afectada pela participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial e pela Grande Depressão de 1929/31.

É em 1931 que Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria e figura proeminente de S. João da Madeira, decide diversificar o ramo de actividade da Vieira Araújo & Cª, Lda, e adquire esta empresa. Foi em 1936 que se deu o registo da marca que viria a perdurar na história até à actualidade, a Viarco.
Com a empresa já mais estável após um período de investigação e desenvolvimento, esta deslocalizou-se de Vila do Conde para as actuais instalações em S. João da Madeira, levando consigo equipamentos e funcionários.

Os desenvolvimentos tecnológicos nos anos seguintes que levaram ao início da produção dos lápis de cera e de uma vasta gama de lápis técnicos utilizados nas mais diversas profissões.
Na década de 70 a fábrica de lápis torna-se autónoma e passa a denominar-se Viarco – Indústria de Lápis, Lda.

Actualmente a Viarco pretende recuperar o edifício que alberga um grande espólio de arqueologia industrial, adaptando-o para receber as muitas visitas que lhe são solicitadas, construir o Museu do Lápis e diversos ateliers para jovens artistas em início de carreira.

A prática e o estabelecimento de parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade que criem dinâmicas de benefício social é outra das prioridades da empresa.

A Viarco continua a ser a única fábrica de Lápis em Portugal e provavelmente uma das mais versáteis a nível Mundial.


Texto adaptado de http://www.viarco.pt

Imagem retirada de http://www.viarco.pt

Maped – Regresso às aulas


A Maped aproveita a época de regresso às aulas para apresentar novos produtos da marca. As novidades para os mais novos apresentam-se nos mais variados produtos. São exemplos as novas cores dos lápis - dourada, prateada e três florescentes (rosa, amarelo e laranja) - que compõem a caixa de 36 lápis de cor Color´Peps.

As novidades da Maped chegam também aos afias, havendo um novo formato em preto ou cinza metálico arredondado e outros modelos que incluem um depósito e borracha, caso do Astro e Moondo, todos com um design distinto.

Foi também lançado um kit geométrico composto por régua, transferidor e esquadro, bem como tesouras, de material suave para proporcionar o máximo conforto, especialmente concebido para os canhotos. 

Montblanc, um Tributo ao Monte Branco


A Montblanc lançou recentemente a colecção Tribute to Mont Blanc. Esta homenagem decorre do facto de esta montanha ser o símbolo e ter dado origem ao nome daquela marca.

Esta colecção não se esgota nos instrumentos de escrita, sendo constituída também por outros acessórios em pele e por joalharia, masculina e feminina.

A colecção de objectos de escrita é constituída por caneta de tinta permanente, esferográfica e rollerball. O corpo e tampa são lacados a branco, representando a neve que cobre o cume do Monte Branco, associando-se ou constrastando com os elementos em platina ou ouro vermelho, nas variações regular ou Mozart, respectivamente. A ponteira possui gravação da silhueta dos Alpes e a indicação das altitudes dos vários cumes.

Na tampa, o tradicional símbolo da marca é feito em quartzo leitoso.

A variação Mozart, particularmente destinada ao público feminino, é constituída pelos mesmos instrumentos de escrita mas com acabamentos em ouro vermelho





Parker 100 (2004 - 2007)

A Parker 100 foi lançada em 2004. Com um design inspirado no da Parker 51 foi produzida em vários acabamentos: Smoke Bronze GT, Diamond Blue GT, Honey White GT, Opal Silver ST, Cobalt Black GT, Cobalt Black ST.
The Parker 100 was released in 2004. The design was inspired in Parker 51 and it was produced in several finishes: Smoke Bronze GT, Diamond Blue GT, Honey White GT, Opal Silver ST, Cobalt Black GT and Cobalt Black ST.




Fountain Pens - The collector’s guide to selecting, identifying, buying and enjoying fountain pens


Este livro de 80 páginas aborda o coleccionismo de canetas de tinta permanente sob a perspectiva dos primórdios desta actividade, focando exclusivamente as canetas vintage, não referindo objectos produzidos para além da década de 1940, dando especial destaque aos objectos produzidos até ao início da II Guerra Mundial.

O livro debruça-se sobre a história das canetas de tinta permanente, sobre os  sistemas de enchimento, sobre a actividade de coleccionismo e sobre os fabricantes de canetas.

Este último tema é particularmente interessante, já que permite ao coleccionador obter uma lista das marcas – principais e outras menos conhecidas – a maior parte delas já extintas.

Este livro é particularmente útil para o coleccionador com maior disponibilidade financeira que pretenda coleccionar canetas antigas, raramente encontradas nos leilões online.
                                                                           


                              
Fountain Pens - The collector’s guide to selecting, identifying, buying and enjoying fountain pens; Jonathan Steinberg; London, Eagle Editions; 1994; ISBN1861605064

Montblanc Carlo Collodi



A Montblanc, na sua série deWriter’s Edition, presta agora homenagem ao criador de Pinocchio, Carlo Collodi.

Como seria de esperar, esta caneta está repleta de referências à história de Pinocchio. No aparo de ouro de cor champanhe surge gravado o grilo – a consciência de Pinocchio. A tampa, possui as principais personagens da história, desde o próprio Pinocchio, à baleia e à fada azul, entre outras. Ostenta também a assinatura do escritor. O corpo, de resina castanha, termina num cone dourado que pretende representar o nariz do protagonista da história.

Esta edição está disponível nas versões de caneta de tinta permanente, rollerball e esferográfica, em número limitado de 12000, 8400 e 14600, respectivamente.






Montblanc Turquoise

Regresso à Montblanc e a mais uma tinta descontinuada: Turquoise.
We are back to Montblanc and to one more discontinued ink: Turquoise.

É uma tinta já descontinuada, sem equivalente na nova colecção da marca.
It has been discontinued, without an equivalent in the brand’s new collection.


Pelikan M200

A Pelikan M200 é uma caneta que obedece ao que visualmente esperamos de uma Pelikan. Existente numa variedade de cores, destaco os demonstradores suavemente coloridos.
Pelikan M200 is a fountain pen that complies with the visual standards we expect from PelikanIt is available in a wide range of colours, of which I highlight the lightly coloured demonstrators.



Rotring rapid Pro

Recentemente a Rotring introduziu na sua gama de objectos de escrita (ou de objectos de desenho) um novo modelo: a Rotring rapid Pro.

O meu contacto com estes objectos de escrita iniciou-se com a Rotring 500, passando pela Rotring 600, tendo adquirido mais recentemente uma Rotring rapid Pro.

Toda esta linha de lapiseiras tem como um dos seus pontos distintivos uma zona de metal fortemente texturado, ligeiramente mais espessa do que o restante corpo, onde se posicionam os dedos para a escrita ou desenho. É uma zona que, devido à sua rugosidade e maior diâmetro, contribui para uma utilização confortável e não deslizante.

Outra das suas características que mais aprecio é o sistema de “amortecedores” que permitem exercer uma pressão variável, sentindo retorno da lapiseira ao fazê-lo. Estas duas características existiam já na Rotring 500.

A Rotring rapid Pro é fabricada em metal apresentando, por isso, um peso que a torna mais confortável e mais fácil de usar em casos em que seja necessária maior precisão no traço. Adicionalmente possui um sistema de ponta retráctil que permite guardá-la mais facilmente no bolso sem recear os estragos que uma ponta aguçada possa fazer.

Está disponível no mercado sob a forma de esferográfica ou lapiseira, estando esta última disponível com espessuras de mina de 0,5, 0,7 ou 2,0 mm. Mais recentemente foi lançada em preto com acabamento baço em todas as versões acima indicadas.

Embora seja uma lapiseira relativamente cara (cerca de 35€) tendo em conta outras opções no mercado parece, pela sua construção, um objecto robusto, fiável e com uma durabilidade prolongada, adequada a um uso intenso, associada a um visual elegante que não a posiciona no nicho exclusivista dos objectos especializados de desenho técnico.






Parker Quink Brown

A nossa crítica à tinta castanha da Parker.
Our review about Parker Quink Brown.

Parker Quink Brown castanho


Marca da tinta: Parker Quink
Cor: Brown
Caneta utilizada: Parker Frontier; aparo F
Ink brand: Parker Quink
Colour: Brown
Pen used: Parker Frontier; F nib

O castanho é, sem dúvida, a minha cor de tinta favorita. E é este o castanho que mais uso nas minhas canetas. Apesar de ser a minha preferida esta é, no entanto, uma tinta temperamental, apresentando grandes variações consoante o tipo de aparo e de papel.
Brown is, without a doubt, my favourite ink colour. This is the brown ink that I use the most in my fountain pens. Although it is a favourite of mine it is a predictable ink, with a lot a variation in performance depending on the nib and the paper.

Pode alastrar muito nos papéis mais correntes e ter um comportamento perfeito nos papéis de melhor qualidade. Quanto à cor, pode variar do preto ao cinzento nos papéis vulgares ao mais rico castanho nos papéis bons.
It can feather a lot on regular paper and behave flawlessly on high quality paper. The colour may range from black to gray on regular paper to a very deep brown on quality paper. In this Moleskine it looks like gray.

Não apresenta uma boa resistência à água mas permanece legível depois de molhada.
It is not waterproof but it remains visible after wet.

Foi, infelizmente, descontinuada pela Parker há mais de 10 anos.
Unfortunately it was discontinued by Parker for over 10 years.




Pode encontrar mais críticas no nosso índice de críticas de tintas.
More reviews can be found on our ink review index.

Girard-Perregaux “Três Pontes”


A Girard-Perregaux, uma das últimas manufacturas relojoeiras suíças, lança a colecção Três Pontes. É uma colecção inspirada no relógio produzido pela marca no século XIX – Turbilhão com Três Pontes de ouro – premiado na Eposição Universal de Paris em 1889.

É uma edição limitada e numerada, apresentada em caneta de tinta permanente e rollerball, com acabamentos em prata ou em ouro rosa.

Como pormenores de realce, na caneta de enchimento por pistão, existe um clip que possui um parafuso que permite ajustar a respectiva flexibilidade o corpo apresenta três aberturas que permitem verificar o nível de tinta no seu interior.

Os aparos estão disponíveis nas espessuras F e M.