Dependendo bastante das razões que motivaram o início da colecção esta pode ser organizada segundo critérios distintos. Pensando particularmente em canetas, a forma mais comum de organizar a colecção é por marca. Quem colecciona uma só marca pode organizá-la por modelo. Existe também a possibilidade de organização por características estéticas como o tamanho ou cor. Ou pelos tipos de materiais usados no seu fabrico. Pode também construir-se uma colecção de canetas centradas nas suas características funcionais como o sistema de enchimento. Ou apenas ordenada cronologicamente.
Colecção de Parker Frontier
Frequentemente as colecções começam sem grande organização. É raro alguém decidir que apenas deseja possuir canetas com uma determinada característica. Geralmente o gosto é o responsável pelas primeiras aquisições, só depois a colecção vai tomando forma com a procura de objectos cada vez mais identificados à partida.
Colecção de canetas amarelas
Um ponto fundamental é o de que uma colecção não é uma entidade estática: aumenta com a aquisição de novos objectos mas pode especializar-se também com a venda de outros. Uma colecção pode começar com a ambição da compra de um exemplar de cada modelo de uma marca e terminar na compra de todos os acabamentos de um só modelo da mesma marca.
As regras são ditadas apenas pelo gosto do coleccionador.
Sem comentários:
Enviar um comentário