De Atramentis Halloween


Correspondendo ao espírito da celebração do Halloween a De Atramentis comercializa num tinteiro dedicado ao tema. O tinteiro, de tinta laranja, tem uma capacidade de 35 ml e possui as tradicionais abóboras esculpidas no rótulo. Pertence à colecção Festivity.

A marca possui ainda duas outras tintas que, não sendo propositadamente concebidas para a época nem pertencentes à mesma colecção, se podem enquadrar facilmente no ambiente de Halloween: a Magic Ghost Ink e a Magic Witch Ink. Ambas vêm em tinteiros de 35 ml, tendo a primeira o enigmático aroma a fantasma e uma cor cinzento-fantasma e a segunda o não menos enigmático aroma de bruxa e uma cor vermelho-bruxa.







Imagens retiradas de: http://www.de-atramentis.com

Kaweco Liluput


A Kaweco lançou recentemente o modelo Liliput, inspirado no modelo fabricado pela primeira vez em ebonite, em 1910. Esta nova versão é fabricada em alumínio com um aparo de aço. Existe também em esferográfica.

Com apenas 97 mm de comprimento quando fechada, a Liliput é uma das canetas de tinta permanente mais pequenas que aceitam cartuchos de tinta standard.

Está disponível em preto e prateado. A caneta de tinta permanente está disponível com aparos EF / F / M / B / BB.





Moleskine – Uma capa portuguesa


Ricardo Cabral é o primeiro português a ilustrar a capa de dois cadernos da colecção Cover Art, da Moleskine.

Ricardo Cabral, um fã incondicional dos cadernos Moleskine, enviou alguns desenhos de viagem para o MyMoleskine. O desenho escolhido, entre 2.400 imagens de criativos de todo o mundo, faz parte de uma série de ilustrações sobre Barcelona e integra um livro editado pela Asa que reúne ilustrações de várias cidades que o autor foi fazendo ao longo dos últimos dois anos.

Nascido em Lisboa, em 1979, Ricardo Cabral descobriu ainda na infância a paixão pelo desenho. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalha desde 2005 como ‘freelance’ assinando ilustrações e é autor dos cadernos de viagem "NewBorn - 10 dias no Kosovo", "Israel Sketchbook" e "Evereste".

Cada artista seleccionado para ilustrar as capas da colecção Cover Art escolheu uma instituição sem fins lucrativos à qual a Moleskine fará um donativo. Ricardo Cabral escolheu a Assistência Médica Internacional (AMI).






Imagem retirada e texto adaptado de:

Pelikan Epoch

A Pelikan Epoch é uma caneta de gama média-baixa da Pelikan, concebida para o uso diário.
Pelikan Epoch is a medium-low range pen from Pelikan, created for daily use.




Montblanc – Venda Especial de Beneficência


A Montblanc anunciou, para a sua lista de contactos, a realização de uma venda especial de beneficência na sua loja da Av. da Liberdade. A venda de artigos seleccionados a preços especiais reverte a favor da Cais.

A iniciativa decorrerá de 26 a 29 de Outubro, das 10:00 às 19:00.


Parker Duofold

Depois do livro sobre a Parker “51”, David Shepherd voltou, em 2006, a um modelo da Parker, outro dos grandes sucessos de vendas da história dos objectos de escrita. No livro é abordada toda a história desta caneta ao longo dos anos, desde as Jack Knife que a antecedeu até às modernas Duofold. São também tratadas pormenorizadamente as acções comerciais e a evolução do modelo no departamento de pesquisa, com várias fotografias de protótipos. 

O livro revela-se uma preciosa ferramenta para o coleccionador ao focar aspectos como os vários tipos de aparo e respectivas inscrições, os vários materiais, os vários tipos de corpo e inscrições e até as variações de cor. 

À semelhança do livro dedicado à Parker 51 apresentam-se numerosas imagens de verdadeiras raridades, extraídas do arquivo da Parker. 




Parker Duofold; David Shepherd, Dan Zazove; Surrenden Pens Limited; Brighton, UK; 2006; ISBN 0954687523

Tibaldi – São Miguel Arcanjo


A Tibaldi anunciou no mês de Setembro o lançamento da caneta São Miguel Arcanjo. Desde as passagens bíblicas aos filmes modernos, São Miguel é a personificação do guerreiro de Deus. Fonte de inspiração para inúmeros pintores, São Miguel é representado com asas e com uma espada desembainhada. Retratado como um jovem forte, protegido por uma imponente armadura é frequentemente representado em combate com um dragão ou em pé, junto a um vencido Satã. É esta a imagem que a Tibaldi procurou utilizar como adorno para a caneta.

A imagem foi criada por Lorena Straffi, artista da Tibaldi. Nela, São Miguel é representado sobre um fundo dourado com uma textura e detalhe que simula um mosaico. São Miguel pisa um demónio representado por um jovem reclinado num fundo de erva e narcisos. Na sua mão direita segura uma cruz, uma lança e uma balança; na esquerda a espada embainhada.

Esta imagem está pintada sobre um corpo de resina preta, parcialmente coberto por um intrincado trabalho de metal precioso que ora tapa, ora revela, ora completa a imagem. A imagem está também gravada no aparo de ouro de 18k.

Foi lançada numa edição limitada de 324 canetas de tinta permanente e 324 rollerball. Está também disponível numa série de 50 canetas de tinta permanente e 50 rollerball, numa edição em ouro, representando este número os 50 anjos da tradição cristã e islâmica.



Parker 51


Em 2004 David e Mark Shepherd publicaram um livro inteiramente dedicado a um modelo de canetas: a “51”, da Parker. Este modelo icónico na história dos objectos de escrita é analisado, fruto de uma longa e meticulosa pesquisa, sob os vários aspectos, desde o comercial ao funcional, desde o investimento na publicidade aos constrangimentos da II Guerra Mundial, desde as características da tinta que deveria ser utilizada às suas variantes coleccionáveis.

Profusamente ilustrado, em grande parte com imagens recolhidas no arquivo histórico da Parker, este livro é o guia indispensável para o possuidor deste instrumento de escrita, quer do ponto de vista do utlizador, interessado pela história do objecto, quer do ponto de vista do coleccionador.




Parker 51; David and Mark Shepherd; Surrenden Pens Limited; Brighton, UK; 2004; ISBN 0954687515

RNX.316: o novo código Caran d'Ache


A Caran d’Ache lança a nova colecção RNX.316. O código RNX.316 reflecte a fusão de Round aNd heXagonal (Redondo e Hexagonal) – as duas formas icónicas da Caran d'Ache. Igualmente, o 316 L remete para o aço inoxidável de alta resistência.

A colecção RNX.316 foi concebida em duas versões: PVD Black e Steel. Na primeira, uma gravação a laser destaca a técnica PVD (Physical Vapour Deposition) e a nova forma. Na versão Steel, o polimento realça uma ornamentação delineada de motivos precisos e regulares.

A PVD aplicada no corpo da linha PVD Black consiste na aplicação de cerâmica através de um processo de deposição por vácuo. Esta técnica garante uma aderência excelente do material, sendo muito utilizada na alta relojoaria. Já a guillochage da linha Steel é possível graças a um processo de gravação especial: o efeito “espiral” na RNX.316 confere-lhe uma nova dimensão revelada pela luz.

O aparo da caneta de tinta permanente em ambas as linhas é também em aço inoxidável, com um tratamento de PVD que oferece o conforto e a fluidez de escrita que distinguem a RNX.316.

O enchimento é por cartucho e o aparo tem a espessura M.

Está também disponível em Rollerball, esferográfica e lapiseira de 0,7 mm.





Pen Repair - A practical repair guide for collectable pens & pencils




 Este livro, disponível para aquisição online, é um manual detalhado sobre reparação de instrumentos de escrita – principalmente de canetas de tinta permanente mas também de algumas lapiseiras e esferográficas.

Este manual compila as técnicas usadas no Pen Museum para o restauro de objectos de escrita, reflectindo a experiência adquirida ao longo dos anos pelos autores.

São dadas instruções, profusamente ilustradas, sobre como reparar canetas dos modelos mais comuns das principais marcas, como a Parker, Sheaffer, Watterman e Montblanc, mas também sobre marcas europeias menos conhecidas como a Swan, Wyvern, Onoto, Ford, Conway Stewart, Unique ou Burnham.


É um dos guias indispensáveis para quem, após iniciar-se com o FountainPens – The complete guide to repair & restoration de Frank Dubiel pretenda aprofundar mais os seus conhecimentos nesta área.




Pen Repair – A practical repair guide for collectable pens & pencils; Jim Marshall and Laurence Oldfield; The Pen & Pencil Gallery; Cumbria, UK; ISBN 9780954630461

Montegrappa – 50º aniversário de Chipre



A Montegrappa lançou uma caneta comemorativa dos 50 anos da independência de Chipre.

A caneta possui um enchimento por pistão e é fabricada em resina “azul-mediterrâneo” com ornamentos em prata. Estes ornamentos, na tampa, repetem o número “50” enquanto que no corpo apresenta uma imagem de um muflão – considerado o símbolo de Chipre – gravado em baixo relevo.

É uma edição limitada de 50 peças.



Parker Ingenuity



A Parker acaba de lançar um novo instrumento de escrita, Parker Ingenuity.

Esta nova colecção de design contemporâneo apresenta a postura clássica de uma caneta de tinta permanente sem as vertentes menos práticas desta última. Esta colecção estreia a nova tecnologia “5th ink”, que possui várias vantagens relativamente à caneta de tinta permanente, incluindo um fluxo constante de tinta de secagem rápida, uma ponta flexível que rapidamente se adapta à forma de escrever e uma recarga de fácil colocação que não verte tinta a altas altitudes.

As recargas estão disponíveis em duas espessuras e em duas cores: azul e preto.





Imagem retirada de: http://www.parkerpens.com/

De Atramentis Pinocchio


Regressando ao tema Pinocchio, depois da notícia sobre o lançamento de uma edição especial de objectos de escrita, divulga-se que a marca de tintas para caneta de tinta permanente De Atramentis possui também uma homenagem àquela personagem literária e do cinema de animação.

Esta homenagem consiste num tinteiro clássico da marca, incorporado na colecção “Myth and Tales”. O tinteiro tem uma capacidade de 32 ml a tinta tem a cor Sky Blue (azul-céu).




Maped e Benfica lançam linha de material escolar


A pensar nos Sócios e Adeptos de “palmo e meio”, a Maped e o Sport Lisboa e Benfica apresentam uma nova linha de material.


Desenvolvida com a marca Maped e ostentando o emblema, esta gama com é composta por um conjunto de 12 lápis de cor, um apara-lápis, duo de borrachas, uma régua de 30 cm, uma tesoura ergonómica e um compasso com seis peças.

A linha Maped/SLB está disponível na Megastore Benfica e encontra-se à venda nas maiores superfícies comerciais do país (como El Corte Inglés, Grupo Auchan, Continente, Pingo Doce, Intermarché e E.Leclerc), bem como em comércio da especialidade.




Fountain Pens – The complete guide to repair & restoration


Este livro, escrito por Frank Dubiel, de edição artesanal e de fácil aquisição na internet é considerado por muitos entusiastas do restauro de canetas de tinta permanente como “O Livro”, uma espécie de leitura obrigatória para o primeiro contacto com esta actividade.

Neste livro focam-se vários temas, desde a anatomia de uma caneta aos principais problemas e soluções possíveis, contendo vários diagramas que ilustram os procedimentos a seguir para a reparação de várias marcas de canetas americanas.

É a ferramenta ideal para que o interessado em restauro de objectos de escrita conheça o trabalho que terá pela frente e possa avaliar se pretende mesmo ou não aprofundar conhecimentos, investindo noutras leituras.






Fountain Pens – The complete guide to repair & restoration; Frank Dubiel; Revised Edition; USA; 2002