Kaweco - A nossa opinião sobre o novo mini-conversor

A Kaweco lançou recentemente o seu novo mini-conversor por pistão, dedicado às suas canetas da gama Sport.


O conversor que é objecto desta crítica foi-nos enviado pela Kaweco, gratuitamente, para o testarmos e relatarmos no Objectos de Escrita a nossa impressão. A nossa opinião é, no entanto, inteiramente livre, sem qualquer condicionamento por parte da marca para além da obrigação da escrita do presente texto.

Até ao lançamento deste mini-conversor as canetas de tinta permanente Kaweco Sport poderiam usar apenas cartucho de tinta ou um pequeno conversor de borracha de apertar do tipo aerométrico mas sem a estrutura metálica. Este modelo de conversor era pouco elegante, particularmente para usar em canetas de corpo transparente. Ainda não tivemos oportunidade de experimentar esse modelo antigo de conversor, mas se o pudermos fazer num futuro próximo publicaremos a nossa crítica.

Cartucho de tinta da Kaweco

Este novo conversor funciona por pistão, fazendo deslizar o êmbolo. Experimentámos este conversor na Kaweco AC Sport (entre outras). O seu funcionamento é simples e suave. Infelizmente tem uma capacidade de tinta inferior aos cartuchos de tinta (0,3 ml contra 0,5 ml), fazendo com que a tinta se gaste muito facilmente. Esta característica faz com que seja aconselhado o seu enchimento no final de cada dia de escrita.
Notámos também alguma aderência da tinta às paredes dos conversor, talvez por este ser ainda novo. Pensamos que a presença de um pequeno objecto no seu interior (como acontece com a bolinha que sela os cartuchos de tinta) poderia ajudar a minimizar este efeito.


No geral consideramos este conversor uma excelente inovação, permitindo tornar as canetas desta gama em objectos mais apetecíveis para os utilizadores mais puristas que gostam de encher as canetas directamente a partir dos tinteiros.

Kaweco AC Sport com o mini-conversor colocado


Consideramos que o preço (4,90 €) é um pouco elevado estando, no entanto, em linha com o preço dos conversores de outras marcas. Recomendamos, particularmente a quem tiver uma Kaweco Sport metálica.

Sem comentários:

Enviar um comentário