Kaweco

A Kaweco nasceu em 1883, em Heidelberg, na Alemanha, com o lançamento da empresa Heidelberger Federhalterfabrik, produtora de canetas de madeira. Em 1889 a empresa mudou de donos e de local, produzindo produtos comercializados sob o nome das marcas Perkeo, Omega e Kaweco. Em 1908 é patenteada pela Kaweco a sua primeira “safety pen”.

Em 1912 foi lançado, pela primeira vez num catálogo, o modelo Kaweco Sport, passando a empresa, a partir do ano seguinte a produzir os seus próprios aparos.

Em 1921 a Kaweco inicia a produção de canetas com sistema de enchimento por alavanca e em 1927 de enchimento por botão.

Devido à feroz competição no período pós Primeira Guerra Mundial, durante a qual a empresa foi autorizada a produzir canetas, a Kaweco declara falência sendo salva pela empresa Woringen and Grube.

Em 1939 eclode a Segunda Guerra Mundial e a empresa continua a produzir instrumentos de escrita mas sem recurso a componentes metálicos. Os plásticos dominavam e o aparo era de vidro. Retoma a produção normal em 1945.

Em 1995 reintroduz a sua caneta mais icónica – a Kaweco Sport – baseando-se no modelo de 1935.

Actualmente continua a produzir diversos modelos de objectos de escrita, com particular enfoque em edições limitadas, direccionadas a coleccionadores.




Sem comentários:

Enviar um comentário