Mendes Pereira - A empresa da Cisne e da Âncora

O Objectos de Escrita regressa à colaboração com José João Peixoto Moura para a escrita de textos sobre as marcas portuguesas de objectos de escrita e vai abordar a marca Mendes Pereira.


Por serem escassas as informações, fotografias e quaisquer outros materiais sobre estas marcas de objectos de escrita pedimos aos nossos leitores que nos enviem toda a informação que possam ter sobre este assunto e que queiram partilhar connosco e com o nosso autor convidado para objectosdeescrita@gmail.com. O Objectos de Escrita garantirá o reencaminhamento de qualquer informação, documento ou material para o autor dos textos para que este possa continuar o seu valioso trabalho de pesquisa e documentação da história dos objectos de escrita nacionais.





Mendes Pereira



A Mendes Pereira foi fundada em Lisboa no ano de 1896.





Inicialmente a produção era feita num palacete situado no Campo Grande, onde a família produzia tintas e outros artigos para escritório como colas e lacres. Nada se sabe sobre a influência para o uso dos logótipos ANCORA e CISNE, que nas tintas caligráficas, a marca CISNE se veio a tornar a imagem de marca da empresa. Ainda assim as menos conhecidas das tintas produzidas pela Mendes Pereira são as marcas Três MOSCAS, BORBOLETA e ZÉ POVINHO, com um grafismo muito próprio.





A designação comercial da empresa foi mudada ao longo dos anos, sendo hoje a Cisne – Fábrica Material Escolar e Escritório, SA.




A CISNE esta agora ligada a MAROUÇO, S.A.





A informação constante neste artigo foi-nos enviada por José João Peixoto Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário