Porquê coleccionar objectos de escrita?

A principal razão para coleccionar seja o que for - e com os objectos de escrita não é diferente - é gostar.
No caso dos objectos de escrita pode gostar-se de diversas características como as suas qualidades estéticas, da história, da sua utilização ou mesmo das particularidades da sua construção. Há também quem coleccione objectos de escrita tendo como motivação o investimento.

 Colecção de canetas de tinta permanente pretas

São de naturezas muito distintas os objectos relacionados com a escrita. De blocos a cadernos, de lápis a lapiseiras, de canetas de tinta permanente a esferográficas. E podem juntar-se à lista muitos outros materiais de escritório que poderão considerar-se (em sentido lato) objectos de escrita.
Os objectos de escrita podem ser fascinantes para aqueles que têm o gosto de coleccionar. Existe uma enorme diversidade. Desde o ponto de vista histórico ao número de marcas, passando pelas suas características funcionais e de construção. Até numa mesma marca pode existir uma grande variedade de acabamentos.

Colecção de lapiseiras

Por isso, à pergunta inicial - porquê coleccionar estes instrumentos responsáveis por transferir as palavras da cabeça para o papel? - a resposta que surge, acima de todas as outras, é: Porque sim! Por prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário