A. Ferreira

O Objectos de Escrita regressa à colaboração com José João Peixoto Moura para a escrita de textos sobre as marcas portuguesas de objectos de escrita e vai abordar a marca A. Ferreira.

Por serem escassas as informações, fotografias e quaisquer outros materiais sobre estas marcas de objectos de escrita pedimos aos nossos leitores que nos enviem toda a informação que possam ter sobre este assunto e que queiram partilhar connosco e com o nosso autor convidado para objectosdeescrita@gmail.com. O Objectos de Escrita garantirá o reencaminhamento de qualquer informação, documento ou material para o autor dos textos para que este possa continuar o seu valioso trabalho de pesquisa e documentação da história dos objectos de escrita nacionais.


 

A. Ferreira.

Fundada em 1891 em Lisboa, A. Ferreira foi uma empresa com produtos que tiveram uma boa aceitação pelo consumidor, talvez também pela campanha de marketing que incentivava bastante a compra preferencial dos seus produtos. Os seus produtos incluíam colas, lacres, guaches e tintas caligráficas entre outros produtos para escritório, que vieram a ser comercializados com a marca SINO.






Pelo rótulo do frasco de tinta para carimbos deduz-se que a SINO foi depois absorvida pela CISNE S.A.R.L.





A informação constante neste artigo foi-nos enviada por José João Peixoto Moura.

2 comentários:

  1. Possuo um frasco da "Tinta Escarlate" nº 28 tal e qual como a da última foto. Seguem links que possa ser-lhe de interesse:
    http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1958/N1681/N1681_master/GazetaCFN1681.pdf
    http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/GazetaCF/1962/N1777/N1777_master/GazetaCFN1777.pdf

    ResponderEliminar
  2. A acrescentar que a encontrei em uma casa da baixa lisboeta próximo de uma das casas cujo viveu Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar