Onde adquirir peças para a colecção?

Existem fundamentalmente dois tipos de locais para adquirir objectos de escrita para a colecção: lojas físicas e lojas online. E existem também dois tipos de canetas que se podem adquirir: modelos antigos em segunda mão e modelos actuais e novos.

O facto de serem modelos actuais ou já antigos vai influenciar a própria forma de local de aquisição.

Parker Duofold, da década de 80 do século XX

As canetas actuais estarão facilmente disponíveis em lojas físicas, pelo que será possível comprar nesses locais, com a possibilidade de testar o produto antes de o comprar. No entanto, será também possível comprá-las online, com algum eventual desconto maior do que na loja. Mas perde-se o atendimento personalizado e a possibilidade de tocar ou experimentar a caneta. Nas compras online há ainda a possibilidade de se adquirir inadvertidamente um produto contrafeito, algo que numa loja dificilmente acontecerá.

As canetas antigas podem ser também compradas em lojas físicas mas raramente especializadas. São lojas que vendem antiguidades, incluindo canetas. Para além dos antiquários existem também as feiras. Mas será difícil encontrar nestes ambientes uma caneta totalmente funcional.

No mercado online existe uma enorme variedade de produtos dos mais variados vendedores de diferentes partes do mundo. A vantagem é poder encontrar vendedores especializados e bem reputados, a quem sabemos o que estamos a comprar e o seu verdadeiro estado de conservação/funcionamento.

O preço nestes vendedores será sempre mais elevado mas a compras está “garantida”. Noutros vendedores online, menos especializados e, à semelhança do que se passa com as feiras, há a possibilidade de fazer boas compras de artigos mais raros, por vezes a preços acessíveis.

Parker Duofold, da década de 20 do século XX

Em suma, a nossa recomendação é que se comprem objectos de escrita novos em lojas físicas (papelarias, livrarias, etc) e antigos em sites de venda, de forma a maximizar as hipóteses de uma transação justa e sem problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário