De que forma se pode contribuir para o conhecimento sobre os objectos de escrita e sua história?

Coleccionar algo, para além da simples acumulação tem sempre uma componente quase museológica. Ao coleccionar podemos ajudar a organizar cronologicamente um conjunto de objectos.

Podemos contribuir para ajudar a catalogar variantes e acabamentos que não estão ainda catalogados. Coleccionando de forma organizada descobrem-se várias vezes protótipos, modelos experimentais, raridades. E quanto maior a quantidade e qualidade da informação relacionada melhor.

Inspecção de aparo com lupa 

Nos nossos dias, devido à facilidade de troca de informações por via digital e a nível global é possível que um conjunto de colecções forme uma gigantesca colecção virtual e forneçam um detalhe de informação (documentos, descrição de modelos e fotografias) dificilmente disponível de outra forma, mesmo com a consulta de documentos das empresas.

Face inferior de uma base de canetas com o preçário de vários produtos.

Num mundo global os grandes coleccionadores influenciam e direccionam os mais novos e pequenos coleccionadores, despertando um interesse constante e cada vez maior em cada um deles. Muitas vezes, só assim se consegue recriar a história de alguns objectos de escrita, graças ao entusiasmo dos interessados e dos coleccionadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário