sexta-feira, 22 de julho de 2016

J. D. REIS

Publicamos hoje mais um fruto da colaboração com José João Peixoto Moura: um texto sobre a J. D. Reis.


Por serem escassas as informações, fotografias e quaisquer outros materiais sobre estas marcas de objectos de escrita pedimos aos nossos leitores que nos enviem toda a informação que possam ter sobre este assunto e que queiram partilhar connosco e com o nosso autor convidado para objectosdeescrita@gmail.com. O Objectos de Escrita garantirá o reencaminhamento de qualquer informação, documento ou material para o autor dos textos para que este possa continuar o seu valioso trabalho de pesquisa e documentação da história dos objectos de escrita nacionais.

Fundada por João Duarte Reis na década de 40 nas Guardeiras, Moreira da Maia – Porto.


João Duarte Reis teve a sua formação na área metalúrgica na ZAM. Após 25 anos de aprendizagem na fábrica de Zeferino Alves Moreira, de onde absorveu e retirou os melhores ensinamentos e a experiência na arte de trabalhar o aço, para o fabrico de penas para escrita.




A produção de J. D. Reis era diversificada: além das penas de aço para escrever, produzia outros artigos para escritório como ataches, molas, selos, precintos, ilhós, fivelas, etc. Conforme descrito no verso das caixas.


Sem comentários:

Enviar um comentário