Aurora


A Aurora, marca italiana de objectos de escrita, de produtos de luxo em pele e de papel, foi fundada em 1919 em Turim.
A empresa liderou o desenvolvimento de objectos de escrita enquanto fábrica histórica Piedmontese, mantendo sempre o equilíbrio entre a destreza dos artesãos e os desenvolvimentos tecnológicos para a criação de produtos únicos. Fases de produção geridas por computador foram desenvolvidas lado a lado com os métodos tradicionais usados por mestres ourives.
É gerida pela família Verona, que está envolvida na produção de objectos de escrita há mais de quatro gerações. Possui uma fábrica única em Turim que ocupa uma área de 10 000 m2, empregando cerca de 100 pessoas.

Sempre atenta às novas tendências do design a Aurora produziu vários instrumentos de escrita em colaboração com designers de renome. Em 1947, Marcello Nizzoli criou a famosa “88”, que vendeu mais de um milhão de peças sendo ainda actualmente produzida. Em 1970 Marco Zanusi concebeu a Hastil. Esta caneta de linhas direitas foio primeiro objecto de escrita a ser exposto no MOMA, em Nova Iorque, onde está actualmente exposto, juntamente com outros ícones do design italiano.

A caneta (caneta de tinta permanente, esferográfica, rollerball ou lapiseira) deixou de ser um objecto de escrita meramente funcional para ser também um acessório elegante e refinado, um complemento e reflexo da personalidade do seu utilizador ou mesmo um objecto de luxo.
Para corresponder às exigências de cada um dos seus clientes, a Aurora oferece uma gama de aparos diferentes bem como aparos para utilizadores canhotos. Para os coleccionadores a marca produz objectos preciosos e únicos que celebram a história da empresa ou figuras da história italiana como Cristóvão Colombo, Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Giuseppe Verdi, entre outros.

Presentemente a Aurora marca presença em mais de 50 países em todo o mundo, representando as exportações mais de 45% do volume de negócios da empresa. As economias emergentes do Extremo Oriente são uma nova oportunidade de negócio para a empresa. Já foram abertas lojas em cidades chinesas como Xangai e Pequim e está a preparar a abertura da primeira loja na Índia.

Para além de instrumentos de escrita propriamente ditos a Aurora produz também outros acessórios complementares como artigos em pele (malas, pastas, bolsas para canetas, organizadores de secretária, diários e porta-chaves) e papéis, materializados na colecção ArsScribendi.


Sem comentários:

Enviar um comentário